Solicitação de Reembolso

Reembolso Viva+: praticidade para quando você precisa utilizar serviços fora da rede

No Viva+, você conta com um importante diferencial: a possibilidade de reembolso quando precisar utilizar um prestador fora da rede credenciada. Trata-se de um serviço oferecido por poucos planos no mercado e que garante mais flexibilidade ao beneficiário em situações específicas — seja por ausência de prestador na região ou por necessidade de atendimento imediato.

Para que essa facilidade funcione da melhor forma possível e dentro das normas estabelecidas pelo regulamento, é essencial seguir alguns passos obrigatórios antes de solicitar o reembolso.

Aproveite este benefício com tranquilidade, seguindo as regras e orientações do Viva+.

Como funciona e quando solicitar

Antes de solicitar reembolso, é fundamental seguir três passos obrigatórios para garantir o atendimento correto e evitar indeferimentos:

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Consulte a rede credenciada

Sempre que precisar de atendimento, verifique primeiro se existe prestador credenciado na sua região.

A rede credenciada é a forma padrão de utilização do plano e garante:

  • Cobertura conforme regras do regulamento;

  • Melhor gestão e controle da operadora;

  • Segurança ao beneficiário.

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Fale com o Concierge Viva+

Antes de se dirigir a um prestador não credenciado, entre em contato com o Concierge.

O Concierge irá:

  • Revisar a rede credenciada;

  • Orientar sobre atendimento na rede credenciada ou possibilidade de reembolso;

  • Informar sobre o processo de reembolso.

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Só depois, solicite o reembolso

O reembolso deve ser solicitado pelo WhatsApp da Capital Prev e a análise seguirá as regras do regulamento e os prazos da ANS.

ATENÇÃO:

  • O reembolso é calculado com base nos valores da tabela vigente do plano de saúde
  • A diferença entre o valor pago e o valor reembolsado é de responsabilidade do beneficiário.
  • O prazo para solicitar o reembolso é até 12 meses após a realização do atendimento.


Importante:
O reembolso só é aplicável quando o serviço é coberto pelo plano e o beneficiário opta, por conta própria, utilizar um prestador não credenciado.

Confira as regras gerais de reembolso

Antes de solicitar reembolso, é fundamental seguir três passos obrigatórios para garantir o atendimento correto e evitar indeferimentos:

Quando é permitido solicitar reembolso:

  • Quando o atendimento foi feito fora da rede credenciada.

  • Quando não há prestador disponível na área de abrangência do plano (neste caso, o reembolso é integral, descontada a coparticipação).

  • Em casos de urgência ou emergência, quando não foi possível utilizar a rede credenciada.

Como o valor do reembolso é calculado?

O cálculo considera:

  • A tabela de preços utilizada pelo Viva+ na rede credenciada;

  • As coparticipações previstas no regulamento;

  • A data do recibo ou nota fiscal.

Prazos

O reembolso será pago em até 30 dias após a entrega da documentação completa.

O pedido deve ser feito em até 12 meses após o atendimento.

O que não é reembolsado

  • Procedimentos não cobertos pelo plano;

  • Documentos rasurados, ilegíveis, alterados ou fora do prazo;

  • Prestadores credenciados (reembolso só existe para não credenciados).

Reembolso odontológico

Para serviços odontológicos, o reembolso depende de perícia inicial e final, documental ou presencial.

Documentos necessários para solicitar seu reembolso

Para atendimentos com pessoa física:

  • Recibo Saúde;
  • Número do conselho regional;
  • CPF do prestador.

Para atendimentos com pessoa jurídica:

  • Nota fiscal de serviços com CNPJ.

Em todos os casos:

  • Solicitação de reembolso preenchida;
  • Discriminação dos procedimentos realizados;
  • Laudo do profissional;
  • Valores por extenso;
  • Datas e assinatura.

Para internações e contas hospitalares:

  • Laudo profissional com diagnóstico, intervenção e assinatura;

  • Discriminação completa das despesas (diárias, medicamentos, exames etc.);

  • Justificativa para urgência/emergência (quando for o caso).

Lembre-se: o pedido deve ser feito em até 12 meses após o atendimento, por meio do WhatsApp: (27) 2122-3900.

Clique abaixo para acessar o formulário de reembolso e iniciar sua solicitação:

FUNCIONAMENTO
DE FIM DE ANO

Entenda como será o atendimento da Capital Prev durante as festas.

Dia 24/12 – meio expediente (de 8h às 12h)
Dias 25/12 e 26/12 – sem expediente
Dias 29/12 e 30/12 – expediente normal
Dias 31/12 a 02/01 – sem expediente